Com o intuito de comemorar a Páscoa, foi desenvolvida uma atividade sensacional com os Jovens Aprendizes: O Coelhinho Solidário. A proposta foi arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal, e doá-los a algumas instituições. Pois bem, após desafio lançado, os jovens saíram em busca destes produtos e, também, prepararem uma super apresentação com os seguintes temas:
“O significado da Páscoa Hebraica”
“O significado da Páscoa Cristã”
“O significado do ovo, coelho e chocolate na Páscoa”
“A evolução da comercialização dos ovos de Páscoa, desde antigamente até os dias atuais”
Quais são os países que não comemoram a Páscoa e por quê?”
Cada turma ficou responsável por um tema e, super empolgados com a idéia, começaram o trabalho de criação e organização das apresentações.
No decorrer do processo, ocorreram alguns conflitos de idéias, lágrimas de emoção, risos de alegria, misturados com inúmeros outros sentimentos decorrentes do processo de aprendizagem, mas todos com um único objetivo: ajudar ao próximo.
Chegando o dia previsto da comemoração, os jovens aprendizes iniciaram suas apresentações, com muito humor e conteúdo, através de espetáculos teatrais, vídeos e palestras.
As equipes vencedoras ficaram felizes com as premiações recebidas, uma vez que, todo o processo de elaboração e arrecadação foi avaliado.
Agora a melhor parte da atividade: denominada como visita técnica da disciplina de ética e cidadania, os jovens passaram o respectivo horário de aula em uma das organizações escolhidas, entregaram o material arrecadado e tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido e estreitar o contato com o público assistido por eles.
As instituições visitadas foram:
”Casa Luz do Caminho”
“Lar idoso Augusto Neves”
“COTIC”
“PIVI”
Todos os jovens realizaram esta visita com muito amor, dedicação e acima de tudo, com um novo despertar para a vida.
A atividade foi muito bem aproveitada por todos: jovens aprendizes, instituições que receberam as doações e principalmente os usuários destas instituições; citamos aqui a fala do senhor Milton, interno da Casa Luz do Caminho, que deu sua contribuição para a formação destes jovens aprendizes: “Isso que vocês estão fazendo hoje, está sendo muito importante, pois para a mudança do nosso Brasil, essa atitude faz a diferença. Se cada um fizesse a sua parte, muitas coisas iriam ser mudadas.”
E assim se encerrou mais uma atividade dos jovens aprendizes do PROJAE. Plantamos a semente do amor, para que ela seja regada com muita dedicação, trabalho e solidariedade!
Educadoras: Tais Cristina Pereira
& Maria Marta de Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário